Escolas - Bacharelado

SÃO PAULO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

O Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP é responsável pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Atmosféricas, concedendo graus de Bacharel, Mestre e Doutor, cursos de Extensão Universitária e de Especialização. Além dessas atividades o Departamento desenvolve pesquisas em diversas áreas, assim como presta serviços à comunidade através de convênios com alguns órgãos estaduais e federais. A infra-estrutura para desenvolvimento de pesquisas é de alto nível, permitindo acesso à computadores de diversos portes e equipamentos sofisticados de medidas. Essa infra-estrutura é também utilizada no ensino, de modo que os alunos formados pela USP são muito requisitados pelo mercado de trabalho, dada a formação moderna e abrangente que obtém no curso.

A criação e implantação do Departamento de Meteorologia foi consequência da existência da Estação Meteorológica, instalada em 22 de novembro de 1932 no Parque do Estado (hoje Parque Estadual das Fontes do Ipiranga), onde se realizavam obras do novo Observatório Astronômico de São Paulo. A Estação Meteorológica do Parque do Estado, por sua vez, tinha a finalidade de substituir a Estação Meteorológica Central do Serviço Meteorológico do Estado de São Paulo que funcionava no velho Observatório de São Paulo, situado na Avenida Paulista n o 69, que deveria ser desativada após concluir um período de observações simultâneas, o que de fato ocorreu entre 1933 a 1936. Em decorrência das diversas modificações ocorridas com o Serviço Meteorológico de São Paulo, a Estação Meteorológica do IAG desligou-se da rede de estações permanecendo como estação isolada, direcionada para a coleta de dados climatológicos locais e pesquisas. Na época da organização do Departamento de Meteorologia (1972), dos técnicos especializados então vinculados de algum modo à Estação Meteorológica, somente três possuíam formação de nível superior, sendo dois bacharéis em Física e um em Geografia. Esses técnicos foram contratados como docentes do Departamento de Meteorologia em 1973 na qualidade de auxiliares de ensino. Desse modo, o Departamento de Meteorologia procurou atender à parte que lhe competia dentro de um convênio com o Instituto de Física da USP, que tratava de instituir modalidades de especialização no curso de bacharelado em Física, incluindo no curriculum desse curso, disciplinas optativas das áreas de Astronomia, Geofísica e Meteorologia. Na impossibilidade de se encontrar no Brasil pessoal qualificado na área de Meteorologia para compor o quadro de docentes do Departamento, foi necessário recorrer à contratação de pessoal qualificado no exterior.

A partir de 1975 começaram a chegar os primeiros estrangeiros contratados, sendo então possível constituir o Departamento de Meteorologia e seu Conselho, iniciando-se também o oferecimento de algumas disciplinas isoladas em nível de pós-graduação. Esse fato encorajou o IAG a tentar organizar um curso de bacharelado em Meteorologia que devido às necessidades profissionais da área no Brasil, era sensivelmente encorajado pelo Ministério da Educação e Cultura. Em 1977, foi de fato iniciado o referido curso com vinte vagas e duração de oito semestres. A pós-graduação em Meteorologia teve início em 1975 dentro do programa em Geofísica e Meteorologia e, posteriormente, em 1984, passou a ter seu próprio programa. Após o início do curso de bacharelado em Meteorologia, os contratados do exterior começaram a deixar o IAG e, pela dificuldade de contratar no Brasil novos docentes qualificados para substituí-los, tomou-se a decisão de contratar bacharéis ou mestres das áreas da Física e da Matemática para completarem seus programas de doutoramento no exterior. Entretanto, com a redução do número de docentes, o Departamento perdeu seu status de autonomia, passando a ser administrado por uma Comissão Supervisora composta por membros da Congregação do IAG, perdendo também o seu Conselho. Com o retorno do pessoal que se achava no exterior e envio de novos docentes para esse tipo de programa, o Departamento de Meteorologia foi paulatinamente se consolidando, embora com um corpo docente reduzido. A partir de 1989 reconquistou seu status e seu Conselho. Tendo em vista o desenvolvimento da Meteorologia com novas técnicas tanto na parte teórica quanto na instrumental e aquisição de dados, e principalmente com a interação mais estreita com outras áreas correlatas, o Departamento de Meteorologia passou, a partir do ano de 1991, a ter a denominação de Departamento de Ciências Atmosféricas - ACA, abrindo mais sua área de atuação. O Departamento de Ciências Atmosféricas (ACA) do Instituto Astronômico e Geofísico é um jovem departamento da USP. Criado em 1975, é hoje, após 23 anos, um departamento bem estabelecido e reconhecido internacionalmente. Os currículos de Graduação e Pós-Graduação em Meteorologia foram gradativamente alterados ao longo desses anos, e novas técnicas de ensino foram introduzidas como conseqüência do grande envolvimento de nosso corpo docente - em atividades de pesquisa. Todas as avaliações feitas do ACA ou de sua pós-graduação reconhecem a capacidade atingida pelo seu corpo docente e a qualidade de seu ensino e de sua pesquisa.

A USP possui em seu corpo docente 19 professores, todos doutores.


Alunos - Curso Diurno

USP

Localização: São Paulo
Criação: 1977
Duração (anos): 5
Carga (horas): 3060
Site: http://www.dca.iag.usp.br