A RELAÇÃO ENTRE METEOROLOGIA E SAÚDE É ABORDADA NA 13a EDIÇÃO DA REVISTA CIRRUS

A União Nacional dos Estudiosos em Meteorologia (UNEMET) lançou sua 13a edição da revista Cirrus. Neste número estão sendo apresentados aspectos relacionados entre a Meteorologia e a saúde humana. Muitas das nossas indisposições, como por exemplo, dores de cabeça, nervosismo, cansaço e perturbações circulatórias, são freqüentemente atribuídas às condições meteorológicas. Mas será que elas afetam realmente a nossa Saúde? Foi para responder esta pergunta e outras que elaboramos esta matéria para mostrar a versatilidade da Meteorologia e abrir um leque para discussão entre Meteorologia, ambiente e saúde, sobretudo para evidenciar que a ciência meteorológica vai além do estereótipo da previsão do tempo. É, portanto, algo a ser mais bem explorado, divulgado e conhecido por todas as pessoas. É necessário que a sociedade tenha consciência cada vez mais do potencial, benefícios e aplicações da Meteorologia, desde que incide no social, no econômico, no político. É esta ligação com o cotidiano, que nos fez elaborar e falar sobre este tema que articula elementos meteorológicos, saúde e qualidade de vida urbana.

A questão dos efeitos da Meteorologia na saúde humana também é abordada na nossa entrevista com o professor José Clênio de Oliveira (UFAL), especialista na área. Nela, o professor faz uma análise das principais questões ligadas entre a Meteorologia e os efeitos na saúde humana, defendendo uma maior divulgação e ampliação de recursos para se poder pesquisar mais nesse assunto que ao longo do tempo deverá ser mais importante na busca de resposta que afligem a nossa saúde. Outras sessões também foram elaboradas aproveitando o tema de capa, como Curiosidades, Memória e Sala de Leitura.

Passado 30 anos da Lei de Regulamentação Profissional de Meteorologia continuamos ainda lutando para que nossos direitos sejam acatados e perguntando o que devemos fazer, em uma perspectiva de curto, médio e longo prazos, para enfrentar esses problemas. Esse é o tema do nosso Ponto de Vista, que procura analisar o Projeto de Lei que quer mudar o nome da profissão e que segundo seus autores resolveria os problemas existentes. Manifestações enviadas por alunos, professores e profissionais, mostraram claramente que a comunidade meteorológica quer melhoria, fortalecimento, e que se cumpra a Lei existente, e não a mudança do nome profissional, por acreditarem que isso não alteraria os problemas atuais e poderia até prejudicar mais ainda se isso viesse a ocorrer. A idéia foi deixar aqui um ponto de reflexão para que toda a comunidade meteorológica se movimente, articule-se para cada vez mais lutar em prol da nossa profissão, Meteorologia, que é digna de respeito e que possui grande importância na vida da sociedade.

Por último, a Cirrus não poderia deixar de registrar a perda de um dos maiores nomes da divulgação cientifica da Astronomia e Meteorologia brasileira: o físico e pintor Marcomede Rangel. Marcomede adorava falar com as crianças sobre ciências, dentre elas a Meteorologia. A sua morte deixa uma enorme lacuna entre todos os que, como ele, lutam para divulgar sem obstáculos ciência a todos as pessoas, de forma simples e sem tecnicismo. Radar e Agenda são alguns dos temas que completam o cardápio da Cirrus nesta décima terceira edição.

Para que este sucesso continue, a sua opinião é fundamental, orientando-nos tanto em nossa forma de apresentação, quanto a problemas de acesso ou dificuldades nas informações. Sugestões de pauta e artigos podem também ser enviadas para o e-mail:

cirrus@unemet.org.br

Arquivos

Edição Completa

Contra-capa
Sumário
Correio
Editorial
Radar
Meteorologia em Foco
Agenda
Nossas Escolas
Entrevista
Links
Materia de Capa
Ponto de Vista
Curiosidades
Reflexão
Memória
Sala de Leitura

Clique na imagem para baixar