Cirrus 12

Neste número estão sendo abordados aspectos ligados ao desperdício e a escassez da Água. O ser humano pode ficar até 5 minutos sem respirar, até 35 dias sem comer, mas morre em 5 dias se não ingerir líquidos, assim, a água é essencial à vida. Todo ser vivo do planeta, depende de um fluxo de água contínuo e do equilíbrio entre a água que o organismo perde e a que ele repõe. Por este motivo, é preciso que se respeite e cuide o ciclo da água em todo o planeta Terra e que se considerem os elementos de suas diversas etapas para conseguir que continue sendo o valioso motor e base da vida. O Brasil, possuidor de 8% da água doce mundial, naturalmente é responsável pela manutenção e formação de uma consciência do uso racional deste recurso.

Arquivos

Edição Completa

Cirrus 11

Neste último número do ano de 2007, o destaque é "Evolução das Fontes Energéticas: Das Convencionais ao Advento das Energias Renováveis". Tema este escolhido principalmente porque cada vez mais se houve falar de poluição global e as fontes de energia em uso atualmente são elementos principais deste tipo de poluição. Entretanto, observamos que o uso das ener­gias renováveis cresce a cada ano principalmente porque poluem comparativamente muito menos do que àquelas de fontes fósseis. Sendo assim, o Brasil se destaca em termos mundiais, pois ele é um dos poucos países do mundo que mais de 80% da geração de energia é obtida através de energia renovável, principalmente através da hidroeletricidade. Além disso, a Meteorologia estaria bem contemplada neste novo panorama, pois os principais elementos impulsionadores das fontes renováveis são sol, água e vento, elementos bem estudados pelos meteorologistas. Com a necessi­dade cada vez mais crescente do uso das fontes de energia renováveis, observamos que elas serão fontes propulsoras à ampliação do mercado existente e de novas oportunidades de trabalho para estes profissionais.

Aproveitando o tema central desta edição, outras sessões estão interligadas e apresentam informações bastante úteis que com certeza irão agradar a todos os nossos leitores.

Arquivos

Edição Completa

Cirrus 10

O destaque é "Educação e Treinamento com Apoio Computacional em Meteorologia e Hidrologia (CALMET)". Este tema está sendo explorado porque a comunidade meteorológica brasileira tem como desafio no início deste século discutir qual o caminho a seguir em termos do uso de ferramentas tecnológicas na área de educação e treinamento. Em vista disso, mostramos que essa questão deve passar pela CALMET e seu grupo de trabalho (CALWG), onde a UNEMET é a única instituição sul-americana a integrá-lo. Complementando sobre esse assunto, trazemos na sessão Ponto de Vista a importância de buscar e estabelecer o tripé EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA em toda sua magnitude em Meteorologia.

Na sessão Reflexão apresentamos uma análise muito importante sobre o questionamento do ceticismo, incompreensão e quais os mistérios que rondam a Meteorologia no senso comum. O Curso Técnico de Meteorologia da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) dá continuidade à sessão Nossas Escolas a qual deve ser enfatizado que esta é única instituição de ensino privada que oferece curso de Meteorologia em nosso país.

Além disso, esta edição trás informações que foram destaque em Meteorologia e Mudanças Climáticas, agenda de eventos, sugestões de leitura e muitos mais que acreditamos que nossos leitores irão adorar!

Arquivos

Edição Completa

Cirrus 9

O tema desta edição é "O Homem muda o Clima ou o Clima muda o Homem?". Abordando o assunto Mudanças Climáticas, que atualmente passou a ser o foco das atenções mundiais. Entretanto, tem-se observado que muitas das informações mostradas são desencontradas e às vezes incorretas, levando a conclusões equivocadas sobre o assunto. Buscando uma melhor compreensão desta temática apresentamos não só aspectos já tomados como consenso científico, mas também aqueles que ainda apresentam dúvidas e incertezas. Complementando este assunto, trazemos uma reflexão acerca da "verdade incontestável do aquecimento global".

Na sessão Memória, fazemos uma justa homenagem ao professor Godwin Obasi, ex-Diretor da Organização Meteorológica Mundial (OMM), que veio a falecer em março deste ano, e dedicou toda uma vida em prol do debate com a comunidade meteorológica mundial e no incentivo de atitudes e ações para a proteção do meio ambiente, como também, na promoção de soluções globais para questões ambientais, particularmente, sobre a mudança do clima. Em Ponto de Vista a pesquisadora Vânia Neu (CENA/USP) aborda os impactos antropogênicos sobre os ecossistemas e medidas mitigatórias.

A Cirrus fez ainda uma entrevista exclusiva com José Carlos Zukowski, Coordenador Geral do Seguro da Agricultura Familiar (SEAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para falar da importância da Meteorologia no setor de Seguro Agrícola. Além disso, esta edição traz ainda curiosidades, sugestões de leitura, agenda de eventos e muito mais... que com certeza nossos leitores irão gostar.

Arquivos

Edição Completa

Edições anteriores